! Seja bem-vindo ao nosso website!
Notícias

A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA PSICO-ONCOLOGIA

A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA PSICO-ONCOLOGIA

Por Márcia Magnusson

 

A Psico-oncologia é uma área específica da psicologia que tem como objetivo o apoio emocional aos pacientes que estão passando pelo tratamento do câncer, buscando minimizar possível sofrimento emocional e até mesmo os sintomas físicos, auxiliando ainda na adesão do paciente ao tratamento e no enfrentamento da doença.

 

A psico-oncologia se faz presente na prevenção, no diagnóstico e durante o tratamento do câncer e permanece também ao final do tratamento. Além disso, envolve não só o paciente, como também os familiares que, neste momento, são de fundamental participação no tratamento do paciente. Assim, o psicólogo deve ter atenção também às expectativas e ansiedades da família, auxiliando no fortalecimento dos vínculos afetivos.

O trabalho da Psico-oncologia não se restringe apenas aos hospitais, mas dependendo dos objetivos, pode ser realizado também em sua clínica ou no atendimento domiciliar caso haja esta necessidade. O trabalho pode ser individual ou em grupo (esta segunda alternativa possibilita a troca de experiências, identificação, altruísmo e outros). São diversas as abordagens psicológicas que se fazem eficazes neste trabalho e o tempo de acompanhamento psicológico será definido de acordo com a necessidade identificada pelo psicólogo.

Psico-oncologia tem o papel de auxiliar, seja através de intervenções psicológicas, seja de acolhimento, aconselhamento, orientação, reabilitação, psicoterapia individual e grupal.

Referências:Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia




voltar
2015. REDE + VIDA. TODOS DIREITOS RESERVADOS. TELEFONE / FAX: (11) 4023-5107
Não é permitido qualquer tipo de alteração do material retirado do site, tampouco sua reprodução, publicação ou utilização
para quaisquer fins, especialmente comerciais. Em caso de dúvida, entre em contato com nosso atendimento.